Fica tão, mas tão, mas tão bom…realmente as coisas mais complexas não são necessariamente as melhores!
Ontem tive uma visita para o almoço: uma amiga de longa data, de quem eu gosto muito 🙂 e com quem tenho o prazer de estar de vez em quando (pena que, com a correria do dia-a-dia, seja menos vezes que as desejadas!! 🙁 ).
Como sempre faço nestas situações, elaborei um menu todo ele dentro do meu estilo de alimentação diário. 🙂 Aproveito estes almoços, cá em casa, para mostrar à família/amigos que é possível comer bem, de forma saudável e saborosa.
Acho que o meu objetivo foi atingido, pelo menos as críticas foram muito positivas!! 🙂
Segue o menu apresentado:
Entradas:
Molho de paprika
Prato Principal:
Empadão de frango com couves Bruxelas e cenoura
Sobremesas:
Pois é, comemos isto tudo… 🙂 acompanhado por um belo vinho tinto…e muita conversa!! 🙂
E soube tão bem… Um almoço e uma tarde realmente bem passada! 🙂 🙂
Em seguida deixo-vos a receita do empadão. É engraçado como algumas alterações de temperos fazem logo com que um simples empadão se transforme num magnífico empadão, não deixando de ser simples e rápido!!
É certo que na Internet o nome é “Shepherd’s pie”…com muito mais classe que “Empadão de frango, couve Bruxelas e cenoura”! 🙂 🙂 Mas traduzir para “Tarte do pastor” ou “Escondidinho”…não me pareceu bem! 😀 😀
Os vegetais que foram utilizados foram as couves de Bruxelas e a cenoura, no entanto, podem trocar pelos que mais gostarem. A carne é de frango, pois tinha cá em casa frangos caseirinhos!! 🙂 🙂 Mas também podem trocar por outra carne qualquer.
Empadão de frango, couves Bruxelas e cenoura
ImprimirIngredientes
Carne:
1 colher de sobremesa de ghee, ou azeite
2 peitos de frango (600g)
2 cenouras cortadas aos bocados
1 1/2 chávena de couves Bruxelas
1 cebola picada grosseiramente
3 dentes de alho
1 cálice de vinho branco
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de rosmaninho
Sumo de limão
Sal e pimenta
Puré:
4 batatas doces descascadas e cortadas em quadrados
1/2 chávena de leite de coco (apenas a parte branca)
2 colheres de sopa de ghee
Noz-moscada
Sal
Modo de preparação
Puré:
Comece por encher uma panela com água, coloque as batatas e tempere com sal. Coza as batatas até que fiquem bem cozidas.
Escorra a água, adicione a ghee, o leite de coco e a noz-moscada. Passe tudo (eu utilizo a varinha mágica: rápido e eficaz).
Carne:
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Num wok derreta a manteiha ghee, adicione a carne cortada aos cubos e tempere com sal e sumo de limão. Deixe a carne cozinhar e, quando estiver, retire-a com uma espumadeira e reserve.
Adicione as couves Bruxelas e as cenouras e cozinhe durante cerca de 2 minutos. Adicione a cebola e deixe cozinhar mais um pouco, até a cebola ficar macia. Adicione o alho e tempere com sal. Deixe cozinhar até a cenoura ficar macia.
Adicione o vinho e deixe suar, com o lume alto, para eliminar o álcool. Adicione os restantes temperos e mexa bem, para combinar os sabores. Acrescente a carne, misture e deixe cozinhar por, sensivelmente, 2 minutos.
Caso o seu wok possa ir ao forno, verta o puré para o wok e faça uma camada que cubra toda a carne. Caso contrário, verta a carne para um tabuleiro e, posteriormente, o puré.
Leve ao forno durante 20 minutos, ou até o molho estar a ferver e o puré ficar ligeiramente tostado.
Retire do forno e sirva! 🙂
Receita original: Paleo Running Momma