Os meus novos cuidados: melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, entre outras…
A biomassa de banana verde já existe há alguns anos, pelo que percebi nas minhas pesquisas, no entanto, ultimamente tem sido uma tendência.
E o que é? Tão simples como o resultado da “cozedura” das bananas verdes que, posteriormente, através da utilização de um processador de alimentos, é transformado em puré.
O amido resistente presente na biomassa funciona como uma fibra solúvel, promove a saciedade e ajuda a controlar o apetite. Daí esta massa estar tão associada à perda de peso. Agora, atenção, não faz milagres!! 😉 🙂
No entanto, os seus benefícios não ficam por aqui. É capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da flora intestinal, reduzir o risco de cancro do intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir a diabetes e evitar a acumulação de gordura abdominal (gordura visceral).
Por todos estes motivos, lá fui eu à procura de bananas verdes!! 🙂 🙂 É tão fácil e tão rápido de fazer esta biomassa que eu não consegui evitar experimentar.
Agora, apenas é necessário acrescentá-la na sopa, em molhos, patês, bolos, …, como um espessante para dar consistência sem alterar o sabor da receita.
Pode fazer-se em grande quantidade e armazenar no frigorífico e/ou no congelador. No frigorífico é possível armazenar até sete dias. No congelador por dois meses, em covetes de gelo, para fazer doses individuais. Para as utilizar devemos descongelá-las em banho-maria, para não talhar.
Bom apetite! 🙂 🙂
Biomassa de banana verde
ImprimirIngredientes
Bananas verdes
Água
Modo de preparação
Retire as bananas do cacho, com cuidado, preservando os talos e lave-as bem. Coloque-as, com casca, numa panela de pressão com água suficiente para cobrir todas as bananas.
Leve ao lume e deixe cozer por 10 minutos. Espere a panela perder a pressão.
Retire as cascas e bata a polpa, ainda quente, no liquidificador, guardando a massa, em seguida, no frigorífico ou no congelador.