Bolo de ratatouille com perú: um bolo que até o paleo mais restrito pode comer 🙂
Quanto ao comentário anterior é necessário considerar duas questões muito importantes:
- No livro de origem a receita tinha a classificação: “Menos de uma hora”
- A minha proficiência em cozinha…hum…deixa muito a desejar!!! 🙂 🙂
Outro ponto importante: esta receita não levava carne, mas achei que ia ficar mais compostinha!!! 🙂 🙂
Cá em casa ficou aprovado, sem dúvida…é muito saboroso, mesmo! Quase que já estou capaz de dizer que a faço novamente, mesmo com o trabalho que me deu! 🙂 Para que não fiquem a achar que é uma coisa de outro mundo, o que a faz ser demorada é o facto de termos de grelhar todas as fatias de beringela e de curgete! Fora isso, não tem nada de especial. Vale a pena experimentar, acreditem! 🙂 😉 🙂
Bom apetite!! 🙂 🙂
Bolo de ratatouille com perú
ImprimirIngredientes
2 beringelas fatiadas
2 curgettes fatiadas
Pasta de tomate (caseira)
Perú picado (eu tinha 4 bifes e piquei-os)
4 pimentos baby vermelhos e/ou amarelos
Alho
Azeite
Sal
Tomilho
Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Pincele cada uma das fatias de beringela com azeite, de um lado e do outro. Leve-as ao grelhador, que deverá estar quente, e tape. Grelhe por 2 a 3 minutos de cada lado, até a beringela ganhar as marcas tostadas da grelha e ficar macia. Passe a curgete e o pimento por azeite, tempere com sal e leve a grelhar durante alguns minutos de cada lado.
Enquanto isso, faça um refogado de cebola e alho, temperado com sal, pimenta e tomilho. Acrescente a carne, deixe cozinhar um pouco, acrescente a massa de tomate e deixe cozinhar a carne mais um pouco.
Forre com papel de alumínio uma forma de bolo de fundo amovível com 20 cm de diâmetro – para prevenir as perdas de líquido. Forre o papel de alumínio com papel vegetal. Cubra o fundo e as laterais da forma com uma camada de beringela, sobrepondo os limites das fatias de modo a não deixar qualquer intervalo entre elas. Espalhe metade da carne picada, tomilho fresco, alho e pimenta. Acrescente uma camada de pimentos e outra de curgete, cobrindo ao máximo o fundo e as laterais da forma, salpicando tudo com mais tomilho e alho. Faça mais uma camada de beringela seguida do resto da carne, do tomilho e do alho. Tempere com mais uma pitada de pimenta. Preencha o meio do bolo com a restante beringela. Faça pressão, comprimido todo o bolo e garantindo que toda a superfície está coberta. Leve ao forno durante 20 minutos.
Deixe arrefecer à temperatura ambiente durante cerca de uma hora.
Para desenformar o ratatouille, ponha um prato sobre a forma, com a face virada para baixo, aperte bem, e vire a forma ao contrário. Quando sentir que o bolo está seguro no prato, retire a forma, o papel de alumínio e o papel vegetal. Ou então, faça como eu: retirei a base amovível da forma, coloquei num prato e, com alguma ginástica de mãos consegui tirá-la, bem como à maioria do papel de alumínio e do papel vegetal (repare que disse maioria 😉 🙂 ). Poderá escorrer algum líquido do ratatouille, mas este mantém a sua forma de bolo mesmo quando cortado. Guarneça com alguns raminhos de tomilho.
Notas
É recomendável salpicar de sal as fatias de beringela e deixá-las repousar por 15 minutos antes de as cozinhar, de forma a extrair parte do seu líquido.
Receita original: Livro de Receitas Paleo, da Irena Macri