Para fugir ao habitual 🙂 e elevar a fasquia 🙂 🙂
Depois de alguma pressão aqui está o meu primeiro contributo… sendo, oficialmente o “fazedor” de pequeno-almoço…
Pode não se conseguir perceber nesta primeira partilha… mas… o objetivo é descomplicar… é possível que alguma coisa não fique bem à primeira 😉 mas também pode acontecer ficar melhor do que o original.
Como em muitas outras coisas cozinhar é uma questão de gosto, de emoção, e eu tenho alguma tendência para inventar 😉 , nada melhor do que abrir o frigorífico e “trabalhar” o que lá está… ou ter ideia pré definida do que vou fazer e depois… vou colocar só mais isto… vou fazer só mais isto…
Ovos escoceses (Scotch Eggs)
ImprimirIngredientes
6+1 Ovos grandes
6 Salsichas frescas
1 colher chá de Paprika
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)
100 gr sementes variadas
Amêndoas (grosseiramente partida)
Modo de preparação
Ligar forno a 180o
Cozer os seis ovos, colocar em água fria e deixar ferver. Após a água começar a ferver deixar cozer durante cerca de seis minutos (cinco minutos se forem ovos médios/quatro minutos se forem ovos pequenos). O objetivo é que a gema não fique completamente cozida.
Depois deste tempo, desligar e deixar arrefecer durante dois/três minutos e colocar em água fria/gelada (também pode ser com cubos de gelo :)) — reservar…
Juntar as salsichas com o sal, pimenta, paprika e uma pitada (eu também me irrito quando vejo assim 🙂 :)) da mistura de sementes.
Eu utilizei sementes de girassol, papoila e sésamo, mas podem utilizar as que mais gostarem.
Amassar tudo até estar uma pasta homogénea e dividir em seis partes iguais.
Descascar os ovos.
Agora vem a parte critica… aqui o mais importante é não entrar em pânico 😉 de início vai dar a impressão que nunca iremos conseguir colocar os ovos dentro do invólucro de carne 🙂 🙂 (pelo menos foi o que me pareceu 🙂 🙂 )
Fazer, na mão, uma “cama” para o ovo. Colocar o ovo a meio e ir fechando a carne em torno do ovo. No final, utilizando as duas mãos conseguiremos moldar uma bola com o ovo no interior. Eu vou “puxando” a carne até fechar o ovo e depois é como se estivéssemos a amassar uma bola de massa de forma a que fique mais ou menos redondo 😉 .
Passar esta bola pelo ovo previamente batido e de seguida pela mistura de sementes e amêndoa.
Numa frigideira colocar cerca de um cm de azeite e deixar aquecer. Passar os “ovos” durante cerca de dois minutos, virando sempre, até ficar com uma cor dourada.
Levar ao forno durante cerca de 10 minutos.
Acompanhar com salada e smoothie de chocolate 🙂 .
Baseado em:The Guardian; Eat Drink Paleo